INICIO

Programações para os países de língua Portuguesa

 
   

 

International Pro-Life

Presenteado a Raymond de Souza

Raymond de Souza e Dom Barry Hickey  na Catedral de Perth, Austrália Ocidental, pouco   depois  do  Arcebispo  ter  presenteado  a  Raymond o prêmio pro-vida internacional  “Iniciativas  pela Vida".

A Alliança Internacional dos Cavaleiros Católicos reune quinze Ordens de homens Católicos (mais de 1,6 milhões de membros) em vinte e seis países do mundo. Uma característica de todos os membros da Aliança é o seu compromisso com a defesa do direito natural mais básico do ser humano – a vida – desde a concepção até a morte natural.

Em 1992 a Aliança decidiu passar a homenagear todos os anos organizações e indivíduos que promovessem grandes iniciativas em defesa da Cultura da Vida. O troféu internacional “Iniciativas pela Vida” foi assim instituído. Foi chamado “Troféu Michael Bell” para honrar o grande advogado católico ingles Michael Bell, o qual fôra um verdadeiro herói no movimento pro-vida no Reino Unido.

Em 2002 a Aliança Internacional dos Cavaleiros Católicos presenteou o Troféu ‘Michael Bell’ a Raymond de Souza, em reconhecimento de um quarto de século de iniciativas em defesa da vida no Brasil, no Canadá, nos Estados Unidos, na África do Sul, na Nova Zelandia e na Austrália.

Na foto, o Arcebispo Barry Hickey entrega a Raymond o troféu ‘Michael Bell’, na catedral arquidiocesana da Perth (Australia Ocidental).

Seu casamento com Theresa foi abençoado com oito filhos.

Seu compromisso com a Causa da Vida e da Família começou no seu país de nascimento, o Brasil, e mais tarde se estendeu ao Canadá e aos Estados Unidos no fim da década dos anos 70.

________________________________________

Na África do Sul

Mas foi mais propriamente na África do Sul que Raymond tomou iniciativas mais concretas em defesa do direito à vida do nascituro. Juntamente com o herói da Causa pró-vida no país, o Dr. Claude Newbury, Raymond dirigiu a palavra a auditórios em igrejas e lares de Joanesburgo, em nome da filial sul-africana do movimento Vida Humana Internacional.

________________________________________

Na Nova Zelandia

Na cidade de Auckland, ele levou a mensagem pró-vida pelas ondas de radio: em seu programa semanal “Crossroads Challenge - Desafio na Encruzilhada’ adotou como lema a frase da Madre Teresa, ‘Adoção, sim; aborto, não!’

Mais tarde na capital da Nova Zelandia, Wellington, Raymond e sua esposa Theresa lançaram o movimento ‘Ação Familiar Neo-Zelandesa’ contra a propagação da pornografia, inimiga da família e da castidade, provocadora de gravidez indesejada e do aborto.

Na arena política, Raymond apresentou relatórios escritos e verbais em comitês parlamentares em defesa da família a respeito de vários projetos de lei em trâmite no Parlamento. Foi também membro do comitê nacional do movimento Coalition of Concerned Citizens, um grupo laico que levantou a bandeira da defesa da família contra o homossexualismo, o aborto e outras aberrações na Nova Zelandia.

Na cidade de Christchurch, Raymond foi secretário e depois presidente da filial mais ativa do movimento pró-vida no país, a Society for the Protection of the Unborn Child (Sociedade de Proteção ao Nascituro). Liderou o comitê que organizou manifestações e vigílias de oração diante das clínicas de aborto, escreveu cartas aos politicos e publicou anúncios nos jornais.

Contando com o apoio do bispo diocesano, Dom Basil Meeking, durante quase tres anos deu palestras públicas na Cathedral House diocesana, bem como no salão de conferencias do Escritório para a Educação Católica.

Em Christchurch iniciou outro programa de rádio, “Mission: Possible!” dedicado a promover educação asobre a lei Natural e Encíclicas papais, especialmente Evangelium Vitae afim de lutar contra os projetos de lei que favoreciam o aborto e a eutanásia. Muitos programas foram dedicados à defesa da Fé Católica – apologética.

Publicou também o boletim mensal ‘Timely', afim de fazer propaganda de atividades pró-vida na Nova Zelândia. Sua última iniciativa antes de deixar o país rumo à Austrália foi o lançamento do apostolado “Legião de São Miguel’, a fim de promover a oração exorcística ao Santo Arcanjo contra a influencia satânica dos promotores da Cultura de Morte.

________________________________________

NA AUSTRALIA

Raymond e sua família mudaram-se para a Austrália em 1996 e pouco depois de sua chegada na cidade de Perth o Arcebispo Dom Barry Hickey o convidou a produzir um programa de rádio para a Arquidiocese. Durante quase dois anos “Sounds Catholic” promoveu a Cultura daVida na área metropolitana de Perth.

Passeatas na praça da Catedral, manifestações diante do parlamento e vigílias de orações em igrejas complementaram as atividades pró-vida de Raymond e Theresa de Souza em Perth.

Seu novo programade radio, “The layman’s Hour -A hora do leigo” era irradiado todos os domingos à noite, sendo o primeiro programa Católico de linha aberta na Austrália ocidental e o único no país. Ouvintes podiam telefonar a qualquer hora e trocar idéias com Raymond e Theresa, e tudo era iradiado ao vivo. Representantes de movimentos pró-vida eram convidados a participar do programa. Bispos, padres, freiras e leigos de todos os quadrantes da sociedade tinham a oportunidade de participar, inclusive telefonando dos Estados Unidos, França, Alemanha e Itália.

Quando os bispos australianos estabeleceram o último domingo do mesde maio com o “Day for Life” – Dia pela Vida, em resposta a encíclica Evangelium Vitae, Raymond e Theresa organizaram na Catedral uma vigília de orações verdadeiramente única: ‘Children praying for Children' – crianças rezando pelas crianças’, na qual crianças nascidas rezavam por aquelas que corriam o risco de não nascer por causa do aborto.

A “ultima iniciativa pró-vida de Raymond na Austrália foi a campanha “o Fumo e o aborto”, desmascarando os dois pesos e duas medidas dos políticosabortistas que declaram Guerra ao cigarro mas apoíam o aborto. O manifesto pode ser visto (em ingles) no site http://www.saintgabriel.com.au/smoking.htm.

Atualmente nos Estados Unidos, Raymond é o diretor de programações para países de língua portuguesa do movimento “human Life International – Vida Humana Internacional”. Ele representa o HLI em conferencias internacionais e outras atividades no mundo de língua portuguesa.

Raymond@Vida-Humana.org
 
   PO Box 1393
   Conyngham, PA 18219
   TEL 1-570-788 5400   

Website:    www.SaintGabriel-International.com

 

         

Contact webmaster at Dominic@KeysofPeter.org  PO Box 1393 Conyngham PA 18219 USA      (570) 788 5400